Segundo o site Wikipédia de modo geral, pode-se definir tabu como qualquer assunto ou comportamento inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade.
Um tabu é um assunto cuja discussão costuma ser evitada pela população em geral, devido à diversas razões: seja porque este seria alvo de opiniões contraditórias; porque trata-se de um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas; porque seja uma pauta polêmica capaz interferir com a moral e bons costumes da sociedade etc.
Todos nós desde que aprendemos os conceitos básicos da vida e de como se comportar perante a sociedade aprendemos que para viver bem “precisamos” de uma boa imagem, que siga os padrões que a sociedade nos impõem e que muitas vezes privam as pessoas da espontaneidade e de fato de conseguirem ser quem elas realmente são. Os tabus são apenas uns dos infinitos problemas da sociedade, mas que está tão presente em nosso cotidiano que tratamos como algo natural. Dês dos tempos mais primórdios quando se fala de homens e mulheres a imagem de superioridade do homem prevalece de inúmeras maneiras dês do direito de votar até na área de atuação no trabalho.
Hoje em dia os conceitos estão mudando e junto deles os tabus antigos estão enfraquecendo e dando força a novos ainda mais estúpidos que os outros. Hoje em dia as mulheres tentam de muitas formas se igualar aos homens não só na área de trabalho, ou na convivência familiar, mas quando o assunto é sexo ou relacionamentos elas também exigem direitos iguais. Porém na hora de pagar a conta, de sair beneficiada numa separação o tabu não é mais problema, talvez esse seja mais um dos problemas da sociedade, a sede dos seres humanos de auto-beneficiar e se acomodar quando a situação é propicia, e essa hipocrisia e contradição acabam nos tirando o direito de criticar. Por que é tão difícil e constrangedor para algumas mulheres falar sobre sexo com a naturalidade que os homens falam? Será que a repreensão feita com elas todos esses anos fez desse assunto um tabu tão difícil de se quebrar? Afinal é praticado por ambos de inúmeras maneiras e quase nunca numa roda de amigos quando os homens expõem suas experiências e duvidas é tão confortável para as mulheres exporem as suas por mais intimidade e confiança que eles tenham uns com os outros. Esse problema vem dês do começo da vida sexual feminina, que precisa de um relacionamento sério, uma certa idade e maturidade também impostas pela sociedade para pensarem em ter sua primeira vez que muitas vezes não é incentivada nem muito conversada pelos pais, e amigos , diferente dos homens que no começo da adolescência são incentivados a praticarem e se tardio criticados.
A situação quando se trata de homens e mulheres por serem debatidas a um tempo se tornou uma situação incomoda e diariamente debatida que de acordo com o tempo vem sendo modificada. Aí vem os novos tabus impostos pela nova sociedade, quem ai nunca foi chamado de “poser” por gostar de alguma coisa a um curto tempo ou de não ter um conhecimento tão extenso sobre? Ou foi chamado de “nerd” pelo fato de tirar boas notas, ou ter um conhecimento vasto sobre alguma matéria? Pessoas que antes eram criticadas por fugirem do padrão de beleza e moda impostas pela sociedade e a mídia, que aplicavam em seu visual partes de sua personalidade e gostos, atualmente representam grande parte da sociedade e com isso a fuga do padrão se tornou um padrão.
Usa franja? Emo! tem muitos amigos?Popzinho! Gosta de reggae? Maconheiro! Gosta de jogos?Não bebe? Nerd! Nossa cara você pegou dez ontem? O pegador! Sério ela pegou dez ontem? Bem rodada ela hein?! Enfim...Estamos sendo julgados, rotulados e criticados a todo momento perante a sociedade...
Abraços, Marianna.
tenho uma amiga que deseja desenvolver um estudo sobre tabus na sociedade contemporânea... poderia compartilhar comigo suas referÇencias?
ResponderExcluirlbandreu@hotmail.com