domingo, 27 de março de 2011

Pobreza, Miséria e Corrupção.

É de conhecimento geral, que em vários países do mundo, se não em todos, existe uma parcela da população que vive em péssimas condições de vida, muitas vezes sem comida e um lugar decente para viver. Quem são os culpados por isso? O governo que não ajuda? A sociedade que não inclui a classe menos favorecida? Ou os próprios pobres, que não lutam e se rebelam por uma vida melhor?

A resposta, seriam todas elas é claro, o governo tem sua parte de culpa, já que programas paternalistas que não ajudam em nada, são cada vez mais populares, além da corrupção, que desvia dinheiro para investimentos em escolas, saneamento básico e tudo que é por parte do governo, a sociedade por sua vez, não acolhe completamente os que não possuem boas condições de vida, eles serão sempre os coitados, é muito dificilmente vai ser dado alguma oportunidade para que esses pobre cresçam. Já os pobres, muitas vezes, são tão manipulados e alienados, que acham que nunca poderão mudar de vida ou ficam conformados com a ajuda paternalista, que não fazem nada para ter uma vida melhor.

Pior ainda, esses problemas todos, são consequência um do outro fazendo com que haja um ciclo vicioso de miséria, cada vez mais que os pobres elejam corruptos e fiquem cada vez mais alienados, mais alienados, mais corruptos no poder e por ai vai. O ser humano, é imperfeito por natureza, e quanto mais seres humanos estiverem envolvidos, maior seria a corrupção. É muito fácil, um humano ser tocado pelo desejo, ainda mais nas esferas de poder hoje em dia, que movimentam grande capital, o que faz com que a corrupção aconteça e muitas vezes não seja nem reparada ou incriminada.

Existem vários modos de corrigir esse problema, sendo que resolvendo um totalmente, consequentemente os outros seriam mais facilmente resolvidos, se o governo se comprometesse e agisse com seriedade, se a sociedade se opusesse ao governo e abrisse as portas para a população mais pobre, ou se a própria população mais pobre se educasse e tivesse um pensamento critico, e deixasse de ser apenas uma massa de manobra para eleger ricos e pagar seus luxos.

Por fim, minha mensagem é a seguinte, não seja apenas mais um, não seja mais um pedaço da massa dominada, mostre sua opinião e lute pra ter uma vida mais justa, seja você pobre ou não, já que não é apenas a classe pobre que sofre injustiça, a média também, já que recebe pouquíssimos benefícios e paga altos impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário